Convencionou-se que o estudo de Literatura, no Ensino Médio, divide-se em três momentos, a saber: no primeiro ano, estudam-se os recursos estilísticos (figuras de linguagem, conotação e denotação, estrutura da poesia - métrica, rima etc) e inicia-se a incursão pelas principais épocas literárias. Neste momento, o percurso tem início no Trovadorismo e vai até o Arcadismo. No segundo ano, estuda-se o Romantismo, o Realismo/Naturalismo/Parnasianismo e fecha-se o ano com o Simbolismo. Finalmente, no terceiro ano, após uma rápida revisão do que se viu até o momento, inicia-se o estudo literário com o Pré-Modernismo, na sequência, o Modernismo - dividido em três distintas gerações e saboreia-se um pouco de literatura contemporânea.
Esta divisão, entretanto, pode variar. Na rede particular - Etapa, Anglo e outras particulares que utilizam as apostilas destes dois sistemas de ensino, é comum que os alunos conheçam todas as épocas literárias até o final do segundo ano para, no terceiro, fazer uma revisão de todo o assunto.
No quadro abaixo, fiz uma sistematização das principais épocas literárias, que tem por objetivo demarcar os principais fatos históricos que influenciaram cada momento; lembrando que, no Brasil, estudamos, sobretudo, literatura brasileira e portuguesa. Esta última, estudamos porque até o início do século XIX, quando o Brasil era ainda colônia, percebia-se grande influência da literatura portuguesa sobre a brasileira. Este quadro, costumo utilizar nas primeiras aulas, quando estamos ainda fazendo uma imersão nos conceitos de literatura. Para visualizar o quadro em tamanho maior, clique em "abrir link em uma nova janela" com o lado direito do mouse. Espero que gostem!

Nenhum comentário:
Postar um comentário