sábado, 29 de dezembro de 2012

Por quê e para quê aprendemos Literatura?

Essas perguntas, feitas por alunos incautos ou ardilosos, já deixaram enfurecidos os mais pacientes mestres. Imagine, então, como se sentiram os que ainda não haviam pensado sobre o assunto?
Acredito, com base no que experencio em sala de aula, que a resposta principia numa terceira questão: "O que é Literatura"? Os livros didáticos estão recheados de definições, como: é a arte da palavra; é o estudo das características, obras e autores de determinado lugar em determinado tempo; é o estudo das diversas épocas literárias, suas características e autores entre outras. Podemos concordar com todas, afinal o efeito da literatura sobre a humanidade é tão amplo, que não conseguimos definir a linha que separa o que a Literatura influencia daquilo que é por ela influenciado.
Então, podemos deduzir que, para além da "decoreba" de nomes de autores, obras e datas, se estudarmos o contexto de produção das obras, podemos entendê-la como um simulacro do mundo real que nos permite compreender o outro e a nós mesmos. Ou seja, cada livro que lemos nos desloca para outros tempos ou lugares que acrescentam em nós, além de informações, novas maneiras de ver ou compreender o mundo.
Por outro lado, perceber o vocabulário, o estilo e os recursos linguísticos que marcam o estilo de cada autor, sem dúvida, contribui para o aprimoramento de nossa leitura, escrita e fala. Esses parecem bons motivos para começar a ler um livro, não é?
Como fazer, então, quando não se gosta de ler? Uma dica: comece por livros de contos, pois os textos são curtos, dinâmicos e podem inspirar o gosto pela leitura. Boa Viagem!

3 comentários:

  1. Olá, Valeria Faria!!! Fiquei extasiado com a maneira como aborda a Literatura e o seu uso no mundo. Realmente, as perguntas capciosas são diversas e cabe ao professor está preparado para determinadas situações. Você tem razão quando acrescenta que o ensino-aprendizagem da Literatura por meio da contextualização é mais uma forma inteligente de fazer com que o aprendiz se envolva não somente com o mundo a sua volta, mas com a vida em si mesma. Contextualizar é viver a própria vida e buscar compreender o porquê e a razão para isso. A Literatura em minha opinião é arte que envolve, media, promove, constrói e modifica o homem por meio da linguagem no tempo. (Marcos Antônio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. * Leia-se: cabe ao professor estar preparado para determinadas situações.

      Excluir
  2. Obrigada, Marcos! Sua contribuição é sempre muito valiosa! bjus!

    ResponderExcluir